DOL - Dor On Line

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Universidade de Brasília - Campus de Ceilândia
Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP
Faculdade de Farmácia - Universidade Federal da Bahia

Principal    |    Editoriais    |    Edições    |    Sobre a Dor    |    Glossário    |    Projeto DOL    |    Publicações    |    Contato

   
 

Alerta da edição mensal

 

 

Redução de dor espinhal crônica inespecífica associada à educação em saúde

Anne Karollyne Alves da Silva

 

Uma análise de mediação secundária de um ensaio clínico randomizado realizado na Rede de Atenção Primária em Saúde, teve por objetivo fornecer o primeiro insight sobre a realização de uma nova abordagem para o tratamento de dor espinhal crônica inespecífica, na qual, a Educação em Neurociência da dor (END) foi comparada com o seguimento da fisioterapia convencional. Melhorias pós-intervenção imediatas foram fortemente mediadas pela END e, efeitos do exercício em resultados no acompanhamento de 6 meses. Em adição, houve redução na cinesiofobia, resultando também em ganhos na qualidade de vida dos participantes que receberam a intervenção.

 

A dor espinhal crônica inespecífica é uma condição cada vez mais comum e uma das principais causas de incapacidade a longo prazo e redução da qualidade de vida relacionada à saúde em todo o mundo. A terapia por exercício é considerada a base para o seu tratamento nas atuais diretrizes de prática clínica, entretanto, foram demonstrados benefícios pequenos a moderados sendo eles a curto prazo. Dito isso, a educação em neurociência da dor visa reconceitualizar as crenças sobre a dor para ensinar aos pacientes que a sensibilização central, e não o dano tecidual local, pode ser a causa de sua dor duradoura.

 

Os resultados obtidos na pesquisa apoiam fundamentos teóricos já estabelecidos da estrutura da Pain Neuroscience Education (PNE) e destacam a importância de reduzir a cinesiofobia e o sofrimento relacionado à sensibilização central no tratamento de pacientes com dor espinhal crônica.

 

Referências: Murillo, C., Galán-Martín, M. Á., Montero-Cuadrado, F., Lluch, E., Meeus, M., & Loh, W. W. (2023). Reductions in kinesiophobia and distress after pain neuroscience education and exercise lead to favourable outcomes: a secondary mediation analysis of a randomized controlled trial in primary care. Pain, 164(10), 2296–2305. https://doi.org/10.1097/j.pain.0000000000002929

 

Alerta submetido em 01/12/2023 e aceito em 22/12/2023.