|
A relação entre a idade da menopausa e a
dor crônica
Maria de Fátima Santana de Souza Guerra
Pesquisadores da Universidade de Oslo, Noruega, demostraram que a menopausa precoce está relacionada a uma maior prevalência de dor crônica em mulheres na pós-menopausa. O sexo feminino é um fator de risco para dor crônica, mas os mecanismos envolvidos não são totalmente compreendidos. Os pesquisadores coletaram dados do estudo Tromsø, conduzido na Noruega entre 2015 e 2016, com o objetivo de investigar a relação entre a idade de início da menopausa e a idade de início da vida reprodutiva, com a ocorrência de dor crônica em mulheres na pós-menopausa.
Participaram do estudo mulheres na pós-menopausa com idade entre 40 e 93 anos em uma amostra de 5741 participantes. Foram avaliadas a dor crônica e a dor crônica generalizada, e foram calculadas as razões de risco relativo para determinar associações. O estudo mostrou que a menopausa precoce, natural ou induzida, foi associada a um aumento de 1% na prevalência de dor crônica para cada ano de início mais precoce na menopausa. Já a idade de vida reprodutiva não teve impacto na prevalência de dor crônica.
Em conclusão, as descobertas sugerem que a menopausa precoce está relacionada a uma maior prevalência de dor crônica em mulheres na pós-menopausa. Esses dados reforçam a hipótese de que os hormônios sexuais femininos têm envolvimento com o desenvolvimento de dor crônica nas mulheres.
Referência: Lund, C. I., Rosseland, L. A., Steingrímsdóttir, Ó. A., Engdahl, B. L., Stubhaug, A., Furberg, A. S., & Nielsen, C. S. (2025). How is age at menopause and reproductive lifespan associated with chronic pain outcomes in postmenopausal women? Pain, 166(1), 144–152. https://doi.org/10.1097/j.pain.0000000000003333 |