DOL - Dor On Line

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Universidade de Brasília - Campus de Ceilândia
Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP
Faculdade de Farmácia - Universidade Federal da Bahia

Principal    |    Editoriais    |    Edições    |    Sobre a Dor    |    Glossário    |    Projeto DOL    |    Publicações    |    Contato

   
 

Alerta da edição mensal

 

 

Dieta cetogênica reduz hipersensibilização causada por opioides

Maria Eduarda Gonçalves Dos Santos

 

A dieta cetogênica, introduzida como uma estratégia para reduzir a hiperalgesia induzida por opioides (HIO), demonstra resultados promissores ao restaurar a microbiota intestinal afetada pelo uso crônico desses medicamentos. Esse plano alimentar, envolvendo a redução de carboidratos e o aumento de gorduras, não influencia apenas o metabolismo energético, mas também recupera bactérias benéficas produtoras de ácidos graxos de cadeia curta (AGCC), como o butirato, propionato e acetato. Esses AGCC têm propriedades anti-inflamatórias e são essenciais para a redução da sensibilização à dor. Assim, a dieta cetogênica oferece uma abordagem inovadora para mitigar os efeitos da HIO e melhorar o tratamento da dor em pacientes que fazem uso prolongado de opioides.

 

Por meio da utilização de camundongos tratados com morfina para induzir HIO, o estudo realizado por pesquisadores da Texas A&M University destaca a introdução da dieta cetogênica com promoção a recuperação das bactérias intestinais produtoras de AGCC. A suplementação desses AGCC atrasa o desenvolvimento da hiperalgesia. Técnicas de sequenciamento revelaram alterações na composição bacteriana, comprovando que a dieta cetogênica recuperou a diversidade bacteriana afetada pelo uso crônico de opioides. Esses resultados indicam que a modulação da microbiota intestinal pode ser uma abordagem promissora para mitigar os efeitos adversos da HIO. Os achados ressaltam que a dieta cetogênica representa uma alternativa viável para tratar a HIO, especialmente em pacientes com dor crônica sob tratamento prolongado com opioides. Embora os resultados sejam promissores, mais estudos são necessários para confirmar a eficácia em humanos e entender as possíveis limitações da aplicação dessa terapia nutricional.

 

Referência: Crawford J, Liu S, Tao R, Kramer P, Bender S, Tao F. The ketogenic diet mitigates opioid-induced hyperalgesia by restoring short-chain fatty acids-producing bacteria in the gut. Pain. 2024 Sep 1;165(9):e106-e114. doi: 10.1097/j.pain.0000000000003212. Epub 2024 Mar 6. PMID: 38452211; PMCID: PMC11333194.