DOL - Dor On Line

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Universidade de Brasília - Campus de Ceilândia
Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP
Faculdade de Farmácia - Universidade Federal da Bahia

Principal    |    Editoriais    |    Edições    |    Sobre a Dor    |    Glossário    |    Projeto DOL    |    Publicações    |    Contato

   
 

Alerta da edição mensal

 

 

Traços de personalidade estão associados à ocorrência e a persistência da dor crônica

Sara Oliveira Quadros

 

O estudo revelou evidências de associações significativas de traços de personalidade e transtornos depressivos maiores com a incidência e persistência de dor crônica. Entre os anos de 2003 e 2021 pesquisadores realizaram estudos em Lausanne (Suíça), com 2.578 participantes com idade entre 35 e 75 anos por meio de questionários para saber se os transtornos psiquiátricos, traços de personalidade e eventos traumáticos na infância previam incidência e persistência de dor crônica ou não.

 

Os principais dados dessa pesquisa transversal prospectiva vêm de um estudo chamado CoLaus|PsyCoLaus, após uma primeira avaliação física e psiquiátrica, realizada entre 2003 e 2008, a coorte foi acompanhada 3 vezes. A partir dos resultados desse primeiro estudo, os participantes responderam a outros questionários relacionados a dor e a sua localização, com isso, foram coletadas informações diagnósticas sobre transtornos mentais, incluindo transtorno depressivo maior e eventos traumáticos infantis ao longo da vida.

 

Os traços de personalidade estão associados tanto à ocorrência quanto à persistência da dor crônica, enquanto os transtornos depressivos maiores podem estar mais associados à persistência da dor crônica. Uma limitação do estudo é a ausência de medidas de personalidade antes do primeiro episódio de humor e o risco de recordações imprecisas por conta da idade avançada de alguns participantes.

 

Referências: Rouch I, Strippoli MF, Dorey JM, et al. Psychiatric disorders, personality traits, and childhood traumatic events predicting incidence and persistence of chronic pain: results from the CoLaus|PsyCoLaus study. Pain. 2023;164(9):2084-2092. doi:10.1097/j.pain.0000000000002912

 

Alerta submetido em 03/11/2023 e aceito em 17/11/2023.