DOL - Dor On Line

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Universidade de Brasília - Campus de Ceilândia
Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP
Faculdade de Farmácia - Universidade Federal da Bahia

Principal    |    Editoriais    |    Edições    |    Sobre a Dor    |    Glossário    |    Projeto DOL    |    Publicações    |    Contato

   
 

Alerta da edição mensal

 

 

Software possibilita análise rápida de dor pós-operatória em crianças

Ana Carolina Teles Marçal

 

Pesquisadores da China desenvolveram um Software, chamado Children Pain Assessment Neural Network (CPANN), que possibilita a interpretação automática da dor pós-operatória em crianças. O desenvolvimento decorreu a partir da elaboração de uma base de dados (Clinical Pain Expression of Children – CPEC) que continha gravações das expressões faciais infantis após procedimentos, posteriormente, avaliações de profissionais e autorrelatadas de dor (por meio do uso de escalas) foram incorporadas ao sistema juntamente com o processamento deep learning, com o objetivo de facilitar a interpretação da dor em crianças.

 

O estudo avaliou gravações pré e pós-operatórias de 4104 crianças, de 0 a 14 anos de idade, que foram divididas em grupos de treinamento e grupos de teste. Inicialmente, dois enfermeiros trabalhavam conjuntamente, um fornecia uma avaliação resumida da dor (Sem dor-0, dor leve-1, dor moderada-2 e dor intensa-3) para cada criança e o segundo profissional registrava o vídeo. Posteriormente, 2 enfermeiros especialistas e experientes analisavam cada vídeo pós-operatório com a escala de avaliação da dor e a condição da criança para gerar um rótulo de dor. A escala utilizada para avaliação de crianças menores de 7 anos foi a Face, Legs, Activity, Cry, Consolability e para a avaliação de crianças maiores de 7 anos, utilizaram o autorrelato guiado pela Faces Pain Scale- Revised (FPS-R). A última etapa de revisão dos dados era realizada por duas enfermeiras pediátricas experientes que revisaram todos os vídeos e avaliações previamente feitas. As avaliações manuais obtidas pelo emprego das duas escalas (FLACC e FPS-R) e a avaliação resumida da dor, compuseram a base de dados intitulada Clinical Pain Expression of Children (CPEC). A CPEC foi utilizada como base para o processamento deep learning realizado pelo software CPANN.

 

Por fim, verificaram que o CPANN possui uma acurácia geral de 82,1%, o que possibilita uma avaliação rápida e precisa da dor infantil. Entretanto, o mecanismo ainda deve ser aprimorado, uma vez que o número de dados de crianças de 0 a 1 ano é pequeno comparado aos outros e o processamento é limitado a dados visuais, não abrangendo questões psicológicas e recursos sonoros.

 

Referências: Fang J, Wu W, Liu J, Zhang S. Deep learning-guided postoperative pain assessment in children. Pain. 2023 Sep 1;164(9):2029-2035. doi: 10.1097/j.pain.0000000000002900. Epub 2023 May 5. PMID: 37146182; PMCID: PMC10436358.

 

Alerta submetido em 03/11/2023 e aceito em 17/11/2023.