DOL - Dor On Line

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Universidade de Brasília - Campus de Ceilândia
Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP
Faculdade de Farmácia - Universidade Federal da Bahia

Principal    |    Editoriais    |    Edições    |    Sobre a Dor    |    Glossário    |    Projeto DOL    |    Publicações    |    Contato

   
 

Alerta da edição mensal

 


Influência da emoção na modulação emocional da dor e do reflexo nociceptivo

Sabrina Teixeira da Silva

 

Um estudo realizado pelo Departamento de Psicologia, da Universidade de Tulsa, nos Estados Unidos, teve como objetivo analisar as influências dos procedimentos de regulação da emoção na modulação emocional da dor e do reflexo de flexão nociceptiva, um marcador da nocicepção espinal. Este estudo observou que a supressão da emoção é mais eficaz na modulação emocional da dor do que o reforço das emoções. Além disso, notou que as magnitudes do reflexo de flexão nociceptiva diminuíram em ambos os grupos durante as estratégias de regulação emocional.

 

De forma geral, o emocional do ser humano tem efeito na modulação da dor, as emoções positivas podem inibir a dor, enquanto as emoções negativas podem facilitar a sensação dolorosa. Por essa razão, muitas intervenções psicossociais aproveitam essa relação entre a emoção e a dor para melhorar a regulação das emoções e com isso auxiliar como medida para o controle da dor. O presente estudo utilizou imagens para investigar o efeito de instruções de supressão e reforço na resposta emocional, na dor e na nocicepção espinal, avaliada por meio do reflexo de flexão nociceptiva. Essas imagens foram apresentadas em dois grupos e eram divididas em três tipos: agradáveis, desagradáveis e neutras. Dessa forma, durante o estímulo elétrico doloroso, os participantes observavam as imagens e tentavam regular as emoções causadas por elas por meio de estratégias de supressão ou reforço, a depender do grupo no qual estavam inseridos. Nesse processo, eletrodos monitoram as alterações nas sensações dolorosas dos participantes.

 

Em virtude disso, embora apresente algumas limitações, o estudo mostra que a dor e a sua sinalização estão intimamente relacionadas ao estado emocional de um indivíduo e que a regulação emocional pode ter efeito na percepção dolorosa. Ademais, os resultados obtidos fornecem um apoio mecanista para a utilização de intervenções psicológicas com o intuito de minimizar o efeito das emoções negativas na dor.

 

Referências: Toledo TA, Vore CN, Huber FA, Rhudy JL. The effect of emotion regulation on the emotional modulation of pain and nociceptive flexion reflex. Pain. 2024;165(6):1266-1277. doi:10.1097/j.pain.0000000000003127