DOL - Dor On Line

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Universidade de Brasília - Campus de Ceilândia
Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP
Faculdade de Farmácia - Universidade Federal da Bahia

Principal    |    Editoriais    |    Edições    |    Sobre a Dor    |    Glossário    |    Projeto DOL    |    Publicações    |    Contato

   
 

Alerta da edição mensal

 


Laserterapia no manejo de dor em lesões mamilares

Ester Cristine Gomes Brandão

Júlia Ferreira de Brito

Valentine Veras Silva

 

O aleitamento materno apresenta inúmeros benefícios para a criança, mãe e família. Entretanto, a amamentação mal conduzida ocasiona lesões mamilares (LM) e dor na amamentação, interferindo na continuidade do aleitamento. O referido estudo tem como objetivo analisar a eficácia do laser de baixa potência (Theraphy laser EC marca DMC) em ação local e sistêmica (ILIB) na cicatrização e redução da dor ocasionada por lesões mamilares. Trata-se de um ensaio clínico randomizado e controlado, realizado com 54 lactantes no Banco de Leite Humano de um Hospital Universitário da região Sul do Brasil no período de dezembro de 2017 a junho de 2018. As participantes foram divididas em três grupos, grupo controle (GC), grupo laser local (GLL) e o irradiation laser intravascular of blood (GILIB), sendo acompanhadas por três dias consecutivos.

 

Todos os grupos receberam as mesmas informações referente ao manejo clínico e, com exceção do GC, os demais receberam a laserterapia referente a modalidade predefinida. Para acompanhar a evolução da cicatrização, as áreas foram analisadas antes e após as terapêuticas. O laser de baixa potência, administrado diretamente na lesão ou de maneira sistêmica, mostrou-se eficaz na cicatrização e redução da dor antes da amamentação, por possuir efeitos analgésicos, anti-inflamatórios e de regeneração tecidual.

 

A pesquisa apresentou benefícios para a aplicação prática, visto que os resultados indicaram que a terapia com laser é um recurso terapêutico eficaz para facilitar o cuidado clínico da amamentação. Entretanto, os estudos devem ser aprimorados a fim de definir os melhores parâmetros de aplicação, o que não compromete a indicação da terapia para tratamento das lesões mamilares.

 

Referências: Curan FM, Ferrari RAP, Andraus RA, Tokushima T, Guassu DN, Rodrigues R, et al. Laser de baixa potência na cicatrização e analgesia de lesões mamilares: ensaio clínico. Enferm Foco, v. 14, e-202309, mar. 2023. https://doi.org/10.21675/2357-707X.2023.v14.e-202309

 

Alerta submetido em 21/09/2023 e aceito em 14/11/2023.