|
Realidade virtual ajuda a diminuir
intensidade e interferência da dor em pacientes
crônicos
Aline Frota Brito
Um estudo randomizado realizado de 2020 a 2021 com 61 participantes entre 21 e 70 anos teve como objetivo avaliar se a realidade virtual com neurociência é benéfica para reduzir a intensidade e interferência da dor de pessoas com dor crônica na coluna. Entre os principais resultados destaca-se a redução da intensidade da dor em 30%, redução da catastrofização da dor e diminuição de 30% da interferência da dor para a maioria das pessoas (77%). Além disso, na ressonância magnética foi evidenciado aumento do dLPFC (córtex pré-frontal dorsolateral) e MPEC (córtex pré-frontal médio), regiões do cérebro que estão associadas a conectividade e processos cognitivos.
Os participantes foram divididos entre grupo intervenção e grupo controle. O grupo controle teve a manutenção dos cuidados habituais, enquanto o grupo intervenção realizou atividades diárias para conclusão de 17 módulos. Entre os conteúdos disponibilizados, eles recebiam informações sobre educação em dor, gatilhos emocionais, respiração para relaxamento, avaliação do pensamento, além de contar com um avatar individual que representasse a dor de cada pessoa. Essa metodologia é voltada ao aprendizado do indivíduo sobre a doença, nesse caso, entender como o próprio cérebro processa a dor, dessa forma, aplica técnicas de modelagem interoceptiva.
Durante o estudo, os dados coletados antes e após o tratamento, como qualidade de vida, de sono, catastrofização e intensidade da dor foram comparados. Através dos resultados desse estudo, foi evidenciado resultados positivos no pós-tratamento em vários quesitos no grupo intervenção comparado ao grupo controle: redução da intensidade da dor, do índice de ansiedade, depressão, raiva, fadiga e sono e consequentemente melhora da qualidade e perspectiva de vida. O principal diferencial dessa metodologia é porque ela incorpora algumas técnicas do manejo cognitivo-comportamental tradicional da dor, trata-se, portanto, de uma técnica alternativa para o controle da dor.
Por fim, mais estudos são necessários para compreender melhor a aplicação dessa terapia, uma vez que a hipótese é que ela produza melhores resultados a longo prazo, tendo em vista que os resultados preliminares evidenciaram melhora em múltiplos aspectos.
Referência: Čeko M, Baeuerle T, Webster L, Wager TD, Lumley MA. The Effects of Virtual Reality Neuroscience-based Therapy on Clinical and Neuroimaging Outcomes in Patients with Chronic Back Pain: A Randomized Clinical Trial. Preprint. medRxiv. 2023;2023.07.24.23293109. Published 2023 Jul 27. doi:10.1101/2023.07.24.23293109
Textos relacionados publicados previamente: Uso de realidade virtual para pacientes com dor crônica reduz sensibilidade à dor e aumenta tolerância. Por Ana Carolina Teles Marçal e Clara Leite Trigueiro - Edição 288 |