DOL - Dor On Line

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Universidade de Brasília - Campus de Ceilândia
Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP
Faculdade de Farmácia - Universidade Federal da Bahia

Principal    |    Editoriais    |    Edições    |    Sobre a Dor    |    Glossário    |    Projeto DOL    |    Publicações    |    Contato

   
 

Alerta da edição mensal

 

 

Efeitos do exercício físico na dor oncológica

Joyce Souza de Miranda

Maria Eduarda Alcântara Campos

Maria Jennifer Silva

 

As dores relacionadas ao câncer impactam diretamente as atividades de vida diária e a qualidade de vida dos pacientes. O presente estudo, realizado na Austrália pela Escola de Ciências da Saúde e Serviço Social e seus afiliados, avaliou os efeitos do exercício físico na dor oncológica em todos os tipos de câncer, como também, os possíveis fatores que influenciam nesses efeitos (como o tipo de exercício, intensidade, duração, momento do tratamento). Teve como embasamento estudos publicados até 10 de janeiro de 2023 e realizou revisão sistemática com meta-análise. Foi confirmado que o exercício físico não agrava a dor relacionada ao câncer e pode ser benéfico para a população oncológica no geral.

 

Foram incluídos dados de 5.877 participantes. O câncer de mama foi o tipo de câncer mais prevalente e a maioria dos estudos avaliaram a intervenção de exercícios durante o período ativo de tratamento com quimioterapia e/ou radioterapia. Analisou-se intervenções aeróbicas, de resistência, mistas (aeróbico e de resistência) e outros exercícios. Na maioria dos estudos a duração das intervenções foi de 12 semanas ou mais, e para a medição da dor foram utilizados questionários e escalas validadas.

 

Os estudos que envolveram mulheres com câncer de mama e pessoas diagnosticadas com mais de dois tipos de câncer apresentaram uma melhora significativa. Para que haja uma maior compreensão sobre esse fenômeno, é necessário aprimorar as categorizações sobre a dor e realizar mais estudos sobre este assunto.

 

Referências: Plinsinga ML, Singh B, Rose GL, et al. The Effect of Exercise on Pain in People with Cancer: A Systematic Review with Meta-analysis. Sports Med. 2023;53(9):1737-1752. doi:10.1007/s40279-023-01862-9

 

Alerta submetido em 29/09/2023 e aceito em 21/11/2023.